Brinquedista Hospitalar

Brinquedista Hospitalar

Curso Presencial de Formação Inicial e Continuada

Objetivo:

Promover a formação teórico e pratica para os interessados em atuar como Brinquedista Hospitalar com grupo de crianças e adolescentes hospitalizados, o participante terá conhecimentos básicos da área da ludicidade educação, humanização e higiene, no sentido de contribuir para a melhoria desse paciente, valorizando o lazer e a brincadeira ao longo de todo o tratamento. Estimular a criatividade e demais aptidões; Classificar e escolher atividades apropriadas; Despertar interesse nas atividades de recreação no âmbito hospitalar; Proporcionar maneiras de manter um aspecto da vida normal, por meio de atividades lúdicas; Amenizar o sofrimento dos pacientes internados; Buscar o desenvolvimento integral dos pacientes, a recuperação da autoestima e confiança por meio de atividades lúdicas; Oferecer oportunidades para o envolvimento e interação familiar; Desenvolver atividades lúdicas junto ao paciente no espaço da brinquedoteca, leitos e pediatria; Promover a humanização hospitalar e preservar o direito do paciente de brincar; Vivenciar brincadeiras e atividades que favorecerão o desenvolvimento psicomotor, sócio-cognitivo, afetivo, a expressão livre e interação social do grupo.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes da Saúde e Educação que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o brincar na prática hospitalar.
Carga horária:

O programa é integralizado em 180 horas.

Duração:

O Curso terá duração de 2 meses.

Conteúdo programático

Módulo 1 –  Definição de brinquedoteca e suas características

  • A brinquedoteca o que significa?
  • Contexto históricos de brinquedoteca
  • A importância da brinquedoteca para um hospital
  • Os diferentes espaços de brincar: Brinquedoteca

Módulo 2 – A importância da brinquedoteca para um hospital

  • Lei nº 11.104/2015
  • Brinquedoteca Hospitalar: o lúdico em um novo contexto
  • Atividades lúdicas na brinquedoteca hospitalar
  • As normas de funcionamento e os procedimentos de higienização

Módulo 3 – O papel do brinquedista na brinquedoteca

  • O perfil do profissional e suas funções em diferentes modalidades de brinquedoteca.
  • Organização do espaço da brinquedoteca
  • Organização e estratégias para arrecadação de brinquedos, livros, etc
  • Projeto de produção de materiais lúdicos: livros, brinquedos, fantoches, etc

Módulo 4 – O brincar como promoção à saúde

  • A criança e o Processo da hospitalização
  • A contribuição para o desenvolvimento integral do paciente
  • A participação dos acompanhantes das crianças nas atividades lúdicas no espaço da brinquedoteca
  • A imaginação e o lúdico

Módulo 5 – Humanização Hospitalar

  • Sensações, sentimentos e emoções da criança hospitalizada
  • Criança com necessidades especiais na brinquedoteca
  • Infecções e Brinquedos
  • Segurança no Brincar em Ambientes de Saúde

Módulo 6 – Dinâmica Vivencial

  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
  • Brinquedos e brincadeiras para cada tipo de paciente
  • Produção de sentidos entre os pacientes: quem quer brincar?
  • Oficinas recreativas

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