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Educação Multicultural

Visando a formação dos alunos para viver em sociedade uma multicultural, este curso aborda: a Formação do professor para uma prática multicultural, os Fundamentos da Educação, bem como a Formação do povo brasileiro.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, 2010.
Bibliografia Complementar:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Panorama do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de Pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. IN: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011. (p. 11-50).

METODOLOGIA DA PESQUISA

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed.  Sao Paulo : Cortez. 2007.
LAKATOS, E.M. MARCONI. M.A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2010.
Bibliografia Complementar:
ACEVEDO, C. R. NOHARA, J. J.  Como fazer monografias: TCC, Dissertações e Teses.  São Paulo: Atlas. 2013. MOROZ e GIANFALDONI. O Processo de Pesquisa: Iniciação. Brasília: Liber Libro, 2006.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. MAHONEY, Abigail Alvarenga. A psicogenética walloniana e sua contribuição para a Educação. IN: AZZI, Roberta Gurgel. GIANFALDONI, M.H.T.A. (org). Psicologia e Educação. (p. 101-128). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.  Série ABEP Formação.
PLACCO, V.M.N. S. (org.). Psicologia e Educação: revendo contribuições. (pp. 63-179). São Paulo: Educ. 2000.
REGO. Teresa Cristina. Vygostky: Uma Perspectiva Histórico CulturaL da Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
Bibliografia Complementar:
MAHONEY, Abigail Alvarenga. ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A constituição da pessoa na proposta de Hernri Wallon. São Paulo: Loyola.
2007.
VIGOTSKI, L.S. A pré- história da linguagem escrita. IN: VIGOTSKI, L.S. A formação Social da mente. (p. 125-145). São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais 11. Ed. São Paulo: Ática, 2009.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto para estudantes universitários.Petrópolis: Vozes, 2001
MACHADO, Anna Rachel (coordenação). Resenha (série Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos). São Paulo: Parábola, 2005.

Bibliografia Complementar:
CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça, BENTES, Anna Christina e CAVALCANTE, Mônica Magalhães.  Intertextualidade: Diálogos Possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
KOCH, I. V. G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. V. G. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2002.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes,2006.
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SILVA, Laura Dondé da. POLENZ, Tamara. Educação e contemporaneidade: mudança de paradigmas na ação formadora da universidade. Canoas:E. Ulbra, 2002.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CULTURALISMO

CHAUÍ, Marilena. Convite á filosofia. 14.ed. São Paulo: Ática, 2010.
FURTER, P. Educação e reflexão. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.
LÉVÉQUE, R. & BEST, F. Por uma filosofia da educação, IN:MIALARET, G. & DEBESSE, M Tratado de ciências pedagógicas, v. 1, Introdução, São Paulo: Editora Nacional, 1974.
MORAIS, R. de, org. Filosofia, educação e sociedade. Campinas: Papirus, 1989.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
SEVERINO, A. J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU, 1986
SEVERINO, A,J. Educação e despersonalização na realidade social brasileira, lN: MORAIS, R. de, org. Construção social da enfermidade. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 2007
SEVERINO. Antônio Joaquim. Perspectivas da Filosofia da Educação. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011
SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa: Livros Horizontes, 1972.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, Maria Lucia de Araújo. Filosofando: introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2001.
JAPIASSÚ, Hilton. MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
GHIRALDELLI, Paulo Jr. História da Filosofia: dos pré-socráticos à Santo Agostinho. 2003
NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. A filosfia da Educação na Formação e na prática do Educador. IN: SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. FTD, 1994. pp:27-43

CULTURA X MULTICULTURALISMO

DEL PRIORE, Mary (org.). A História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto/Unesp, 1999.
LOVEJOY, Paul. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MACEDO, M. O multiculturalismo para além do jugo do positivismo. Currículo sem Fronteiras, v.4, 2004.
MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez. 1997
MOREIRA, Antonio Flavio (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Bibliografia Complementar:
FERREIRA MC. Alimentação no Brasil. São Paulo: Editora Edicon, 1992.
LIMA C. Tachos e panelas, historiografia da alimentação brasileira. 2ª ed. Recife: Editora Comunicarte, 1999.  MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índios. São Paulo. Cia das letras.

MULTICULTURALISMO

CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e Educação: Desafios para a prática pedagógica. IN: MOREIRA, Antonio Flavio (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
CARDOSO, Roberto de Oliveira. Caminhos da Identidade: Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: UNESP; Brasília: Paralelo, 2006.
MACEDO, M. O multiculturalismo para além do jugo do positivismo. Currículo sem Fronteiras, v.4, 2004.
MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

Bibliografia complementar:
LIMA C. Tachos e panelas, historiografia da alimentação brasileira. 2ª ed. Recife: Editora Comunicarte, 1999.
LOVEJOY, Paul, A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índios. São Paulo. Cia das letras.

COMBATENDO O BULLYNG E A DISCRIMINAÇÃO

CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber. RJ, Impetus, 2009.
BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia, construção da pessoa e resistência cultural. 1986.
NETO, A. A. Saavedra, L. H. Diga NÃO para o Bullying. Rio de Janeiro: ABRAPI; 2004.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying – Mentes Perigosas nas Escolas: como identificar e combater o preconceito, a violência e a Covardia entre alunos. Fontanar: 2010.

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

ALMEIDA, Malu. Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas. (Col. Educação Em Debate).Editora: Alínea, 2010.
BRUEL, A. L.O.  Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curituba. IBEPX, 2013.
SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Autores Associados. Campinas. 1997.
SAVIANI, Demerval.  A nova lei da eudação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
Bibliografia Complementar:
DELGADO, Evaldo Inácio. Políticas Educacionais e a Prática Docente. Canoas: Ed.Ulbra, 2005

ELEMENTOS DO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO

CARONE, Iray; BENTO, Maria silva. Psicologia Social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes 2002.
CAVALLEIRO, Elvira. Do silencio do lar ao silencio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003.
GUIMARÃES, A. S. Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, 2005.
SANTOS, Ângela Maria. Vozes e silêncio do cotidiano escolar: as relações raciais entre alunos negros e não negros. Cuiabá: EDUFMT, 2007.
Bibliografia Complementar:

AZEVEDO, T. de. [1953] As elites de cor numa cidade brasileira. Um estudo de ascensão social & classes sociais e grupos de prestígio.  Salvador, EDUFBA, 1996.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia, São Paulo, Editora 34, 2002.
GUIMARÃES, A. S. A Preconceito de cor e racismo no Brasil. Rev. Antropol. vol.47 no.1 São Paulo  2004.
GUIMARÃES, A. S. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
SILVA, Hédio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as praticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.

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