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Ludopedagogia

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, 2010.
Bibliografia Complementar:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Panorama do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de Pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. IN: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011. (p. 11-50).

METODOLOGIA DA PESQUISA

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed.  Sao Paulo : Cortez. 2007.
LAKATOS, E.M. MARCONI. M.A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2010.

Bibliografia Complementar:

ACEVEDO, C. R. NOHARA, J. J.  Como fazer monografias: TCC, Dissertações e Teses.  São Paulo: Atlas. 2013.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Liber Libro, 2008. MOROZ, Melania e GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. Aprofundando as Etapas da Pesquisa. IN: MOROZ e GIANFALDONI. O Processo de Pesquisa: Iniciação. Brasília: Liber Libro, 2006, p. 23-70.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. MAHONEY, Abigail Alvarenga. A psicogenética walloniana e sua contribuição para a Educação. IN: AZZI, Roberta Gurgel. GIANFALDONI, M.H.T.A. (org). Psicologia e Educação. (p. 101-128). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.  Série ABEP Formação.
PLACCO, V.M.N. S. (org.). Psicologia e Educação: revendo contribuições. (pp. 63-179). São Paulo: Educ. 2000.
REGO. Teresa Cristina. Vygostky: Uma Perspectiva Histórico CulturaL da Educação. Petrópolis: Vozes,

Bibliografia Complementar:
MAHONEY, Abigail Alvarenga. ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A constituição da pessoa na proposta de Hernri Wallon. São Paulo: Loyola. 2010.
2007.
VIGOTSKI, L.S. A pré- história da linguagem escrita. IN: VIGOTSKI, L.S. A formação Social da mente. (p. 125-145). São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais 11. Ed. São Paulo: Ática, 2009.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de Texto para estudantes universitários.Petrópolis: Vozes, 2001
MACHADO, Anna Rachel (coordenação). Resenha (série Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos). São Paulo: Parábola, 2005.

Bibliografia Complementar:
CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça, BENTES, Anna Christina e CAVALCANTE, Mônica Magalhães.  Intertextualidade: Diálogos Possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
KOCH, I. V. G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. V. G. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2002.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes,2006.
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SILVA, Laura Dondé da. POLENZ, Tamara. Educação e contemporaneidade: mudança de paradigmas na ação formadora da universidade. Canoas:E. Ulbra, 2002.

USO DE BRINQUEDOS E JOGOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS NA ESCOLA

AFFONSO, R. M. L. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. Porto Alegre: Artmed. 2012.
ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brinacdeira e a educação. 13ªed. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). A criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 1997.

Bibliografia Complementar:
COSTA, Dóris Anita Freire. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.72, pp. 232-240.
MRECH, Leny, M. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais.
Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/grupos/links/linkjogosusodobrin.htm

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

NOGUEIRA, Makeliny, LEAL, Daniela. Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: IBPEX, 2011.
NOGUEIRA, Makeliny, LEAL, Daniela. Problemas de Aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: IBPEX, 2011.
PORTO, Olívia. Bases da Psicopedagogia: Diagnóstico e intervenção nos problemas da aprendizagem.5 ed. WAK, Rio de Janeiro.2011
RUBINSTEIN, Edith. Problemas de aprendizagem ou estilos Cognitivos? Um ponto de vista da psicanálise. IN: RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. Casa do Psicólogo, 2012.
Bibliografia Complementar:
SARAVALI, Eliane Giachetto; SILVA, Camila Fernanda da. Quando os estudantes falam sobre os problemas de aprendizagem: um estudo psicogenético. Psicol. teor. prat.,  São Paulo ,  v. 16, n. 3, dez.  2014 .   Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000300014&lng=pt&nrm=iso

TEORIA E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BARBOSA, M.C.S. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAZILIO, Luiz Cavalieri. KRAMER, Sonia. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a Educação Infantil. Cengage Learning. 2011.
MOYLES, Janete. Fundamentos da Educação Infantil: Enfrentando o desafio. Artmed, 2010.
OLIVEIRA, Z.M.R. Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Z.M.R.(org). A criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 1997.
RAMOS, T.C.G.; ROSA, E.C.S. Os saberes e as falas de bebes suas professoras. Belo Horizonte: 2012.

Bibliografia Complementar:
LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor do Nascimento até 6 anos : A Psicocinética na Idade Pré-Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
Ludopedagogia Musical

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. A dimensão lúdica da música na infância. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.

MELLO, Maria Inês de Souza Azevedo. A música como Instrumento de Intervenção Psicopedagógica. Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, 2011.

SIMÕES, Rosa Maria Araújo. Artes cênicas e música: expressões do lúdico no folclore brasileiro. Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueru/SP: Manole, p. 33-54, 2004.

TONDATTI, Paula Chadi; CORRÊA, Ione. A Música como Instrumento Terapêutico: Resposta Clínica da Criança Grave. In: Anais Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico. 2012.

FUNDAMENTOS DA LUDOPEDAGOGIA

ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 22ªed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BROUGÉRE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de recreação e jogos. 25ªed. Petrópolis: Vozes, 2003.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem & desenvolvimento infantil: Simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Bibliografia Complementar:
ANDREOLA, Balduíno A. Dinâmica de grupo: jogo da vida e didática do futuro. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
BORGES, Giovanna Leal. Dinâmicas de grupo: redescobrindo valores. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos. São Paulo: Projeto Coorperação, 2003.
KISHIMOTO,Tizuko Morchida.(Org.).Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ª Ed. São Paulo: Cortez, 1997.
____ O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
NEUROCIENCIAS E APRENDIZAGEM
ARAUJO, Aloisio. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.

CHEDID, Kátia A. Kühn. Psicopedagogia, Educação e Neurociências. Revista Psicopedagogia, v. 24, n. 75, p. 298-300, 2007.

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e aprendizagem. Editora Inter Alia–São Paulo, 2007.

SILVA, Claudia Lopes. Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Revista Nova Escola, ed, v. 253, 2012.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brinacdeira e a educação. 13ªed. São Paulo: Cortez, 2010.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a Educação Infantil. Cengage Learning. 2011.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). A criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 1997.
OLIVEIRA, Z.M.R. Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
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